Domingo, 21 de Janeiro de 2018

Buscar   OK
Mundo

Publicada em 07/01/18 as 12:58h - 5 visualizações
Como a tecnologia melhora a qualidade do sistema de transporte
Concessionárias apostam em pesquisa para aplicar recursos modernos aos diferentes modais

Radio Studio Nayty


 (Foto: Radio Studio Nayty)

Oque um metrô sem condutor, uma rodovia com asfalto de borracha e uma praça de pedágio que usa inteligência artificial têm em comum? Você pode até não perceber, mas todas são soluções criadas para melhorar a infraestrutura de transporte. Elas se tornaram realidade depois de extensas pesquisas para aumentar a segurança e o conforto dos usuários.

Um dos principais exemplos de como a tecnologia melhora as condições do transporte é o asfalto borracha. Já usado há mais de 40 anos em países como os Estados Unidos, ele só passou a ser implementado no Brasil por volta dos anos 2000. Feito com uma mistura de partículas trituradas de pneus velhos que são inseridas na massa asfáltica, é 30% mais caro do que o normal, mas bem mais resistente, o que garante durabilidade e redução de gastos com reformas constantes.

"O investimento em tecnologia pode contribuir muito para a melhoria da infraestrutura e também para a melhoria do investimento", analisa o diretor-executivo da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Bruno Batista.

Bom para a economia e para o ambiente

A tecnologia para melhorar a infraestrutura de transportes não é positiva apenas pela redução de custos para os usuários e para as concessionárias, ela também faz a diferença para o meio ambiente. Estima-se que uma estrada com pavimento de qualidade resulta na economia de 30% a 40% no gasto com diesel, por exemplo.

Isso ajuda na redução de emissões, um compromisso que o Brasil assumiu ao se tornar signatário de diversos acordos internacionais relacionados ao tema. No entanto, ainda com muitas estradas esburacadas, com afundamentos de pista ou sem pavimentação, um levantamento da CNT estima que só em 2017 haverá um consumo desnecessário de 832 milhões de litros de diesel, o que representa um custo para o país de R$ 2,54 bilhões.

Fonte G1 mundo




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.




44-99948 1461

Peça sua Música

  • Lucas Daniel
    Cidade: RONDON
    Música: Down
  • ademir
    Cidade: campo mourão
    Música: canarinho prizioneio
  • Amanda
    Cidade: Cidade Gaucha
    Música: de boenas
  • Tony Silva
    Cidade: Brasil
    Música: Sunday Bloody Sunday
  • Sérgio Sales
    Cidade: Brasil
    Música: Faroeste Caboblo - Legiao Urbana
Patrocinadores
Chat dos Ouvintes

Digite seu NOME:


Visitas 2018
Visitas: 14600


Parceiros

Copyright (c) 2018 - Radio & TV Studio Nayty - Todos os direitos reservados