Quarta-feira, 16 de Janeiro de 2019

Buscar   OK
Brasil

Publicada em 16/12/18 às 12:32h - 7 visualizações
ALINE BORGES CONQUISTA 3º LUGAR NO PER 2018
Rondon

Radio & TV Studio Nayty


 (Foto: Radio & TV Studio Nayty)

A finalista do Programa Empreendedor Rural (PER) 2018, Aline Almeida Borges, 23 anos, agricultora do município de Rondon, região noroeste do PR, conquista o 3º lugar, no Encontro Estadual de Empreendedores e Líderes Rurais, no dia 14 de dezembro, sexta-feira, na Expotrade Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

Evento promovido pelo Sistema FAEP/SENAR-PR, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR) e a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep), o programa incentiva o empreendedorismo rural e oferece suporte ao desenvolvimento de projetos de negócios para as propriedades.

Com forte apoio do Sindicato Patronal Rural de Rondon, representado pelo presidente Irimal Aparecido Basso, o projeto “Produzir Batata-Doce Irrigada – Realizando um Sonho em Família”, de Aline Borges, ficou com o terceiro lugar na premiação. O intuito do projeto é estruturar a produção de batata-doce, aumentando a produtividade e melhorando a qualidade por meio de técnicas de irrigação. Uma das grandes vantagens do trabalho é a falta de concorrência na produção de batata-doce na região.

FALA DA ALINE DURANTE A PREMIAÇÃO

Esse prêmio fecha com chave de ouro o trabalho desenvolvido no Programa Empreendedor Rural”, afirmou Aline, ainda emocionada.

PRIMEIRO E SEGUNDO COLOCADO

O projeto vencedor ficou para os irmãos André e Adriano Facin, do município de Céu Azul, na região Oeste do Paraná. Intitulado “Melhoria nos custos de produção da atividade de frango de corte”, onde o objetivo é investir na produção avícola da propriedade, melhorando a produtividade e ampliando a renda familiar. Além da instalação de um novo aviário com capacidade de produção de 120 mil aves por ano, o projeto prevê a utilização de cavacos de madeira para a queima, para obtenção de energia de forma sustentável. A ideia é utilizar recursos renováveis, de baixo custo e risco ambiental.  

Já o segundo colocado foi para outra dupla de irmãos, Criz Renê Zanovello e Roni Clei Zanovello, de Guarapuava, na região Centro-Sul. O projeto “Desenvolvimento de um sistema integrado de produção agropecuária aplicado ao Sítio Zanovello” pretende diversificar as atividades agropecuárias da propriedade e profissionalizar os serviços realizados. Uma das propostas é a introdução de um sistema integrado de produção, fazendo a recuperação das áreas degradadas e otimizando as áreas improdutivas.

PREMIAÇÃO

O prêmio para os primeiros colocados envolve uma viagem técnica internacional em 2019, com a finalidade de conhecer a realidade produtiva de outros países. Na edição 2018, a banca do PER avaliou 89 projetos.

PARABENIZAÇÃO

O prefeito Ailton Valloto juntamente com o Irimal Aparecido Basso, presidente do Sindicato Patronal Rural de Rondon, deseja muito sucesso em sua trajetória profissional.

Sua dedicação, persistência e humildade fez com que nenhuma dificuldade a limitasse. Que este projeto seja o início de vários outros, e que inspire mais jovens agricultores, assim como você, a buscar o conhecimento empreendedor.

O MUNICÍPIO DE RONDON RECONHECE O SEU TRABALHO E A PARABENIZA!

SUCESSO!

FOTOS

Foto I: Aline Almeida Borges (3° Lugar no PER)
Foto II: Vinícius (Funcionário do Sindicato Patronal Rural de Rondon); Aline Borges; Jean Carraro (Supervisor do SENAR); Michele (Instrutora) e Irimal A. Basso (Presidente do Sindicato Patronal Rural de Rondon).
Foto III: Turma que realizou o PER – Rondon.
Foto IV: Ganhadores
Foto V: Aline Borges e o Irimal Basso
Foto VI: Os 10 primeiros classificados
Foto VII: Aline Borges e Ágide Meneghetti (Federação da Agricultura do Estado do Paraná - FAEP).





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário



44-99948 1461

Peça sua Música

  • EVANDRO ROCHA PEREIRA
    Cidade: Nova Iguacu
    Música: domingo de Tim maia
  • mauro disney
    Cidade: curitiba
    Música: até quando esperar
  • Carlos Conceição da Silva
    Cidade: Guaporema
    Música: Mc Bruninho
  • JSM RONDON
    Cidade: RONDON
    Música: MENINO DA PORTEIRA
  • Daniel
    Cidade: Rondon
    Música: Menino da porteira
  • Terezinha de Carvalho Leal Barbosa
    Cidade: Cafelândia
    Música: Raridade
Patrocinadores
Chat dos Ouvintes

Digite seu NOME:


Visitas janeiro 2019
Visitas: 12784


Parceiros

Copyright (c) 2019 - Radio & TV Studio Nayty - Todos os direitos reservados